domingo, 13 de fevereiro de 2011

Dia Mundial do Doente

O  que posso dizer sobre o título? 
Foi já na passada sexta-feira que se celebrou o Dia Mundial do Doente. Este era um daqueles dias que eu não fazia muito bem ideia que existisse e mesmo que fizesse, penso que não lhe daria o devido valor. Como sou voluntária hospitaleira , fui convidada para as celebrações do mesmo na clínica onde sou voluntária.
Posso dizer que aquele estava a ser um dia não muito feliz , dado a notícia da minha nota no teste que tanto me "matei" a estudar e literalmente, no meu ver para nada (9.5)!! Bastou-me chegar a meio do meu percurso  para a clínica para esse dia tão...ingrato dar um reviravolta, encontrei duas utentes, surpreendi-las ao chegar-me perto delas de mansinho... pensei eu que era eu que as estava a surpreender.. uma delas com  a qual eu sempre convivi mais durante os dias e dias que ficava ,enquanto criança, ao pé da minha mãe nos seus turnos,  virou-se para mim depois de me interrogar para onde ia eu e se já tinham acabado as aulas com a seguinte frase "és a melhor do Mundo".. uau eu já ouvi muitas palavras doces das minhas "meninas" da unidade, mas estas ditas no momento em que eu só queria desistir da incessante e ingrata luta por conseguir terminar o meu secundário, encheram-me o meu coração com um misto de emoções, ela continuou a andar abraçada a mim, só consegui retribuir o apertado abraço e continuar a caminhar a seu lado.
No restante dia mal me consegui lembrar do que me atormentava, era impossivel, o convívio com os restantes voluntários foi muito agradável, somos poucos, mas bons muito bons! 
Mas eu não consegui ficar no convívio até a hora do "bailarico", sendo um dia de festa,  as utentes tiveram visitas, as tão sempre aguardadas... mas nem todas tiveram essa sorte e por saber isso e saber que muitas estavam como sempre "sozinhas"  na unidade fui para a beira destas mesmas... claro que haviam lágrimas e apelos para terem visitas... a mim só me restou escutar e dizer que eles viriam quando pudessem... Apesar disto notava-se perfeitamente que era um dia diferente para todas elas, estavam "vestidas com roupa de festa" tal como me iam dizendo e aqueles rostos marcados por dor e sofrimento sorriam, como poucas vezes sorriem. Foi mesmo um dia muito especial para as utentes, foi também um dia que me fez perceber ainda mais que elas já me "acolheram"  como um membro da família... Elas conseguiram que eu dançasse com elas! eu odeio dançar!completamente! Mas  foi algo que nesse dia tão especial me deu um prazer muito particular, pois ver a alegria por esta festa nos seus rostos foi óptimo! Juro que sai de lá bem cansada, dado que bailei com muitas! Fui um dia, que eu considero que me trouxe uma grande lição de vida, e me fez ver a vida de uma forma diferente... Vão ficar gravados na minha memória, para sempre, aqueles enormes sorrisos...
E é isto... não consigo expressar nem metade do que senti..



Ps- Como sabem a patologia tratada na clínica é a doença mental, e assim sendo a comemoração deste dia lá como é óbvio foi dedicado a esta patologia, mas é bom recordar que foi o Dia Mundial de todas as pessoas que sofrem com todo o tipo de doenças. E este dia, deveria a meu ver, todos os dias!E estas muitas pessoas deveriam ser lembradas TODOS os dias, e não o contrário como acontece..

Sem comentários:

Enviar um comentário