quinta-feira, 8 de junho de 2017

Junho com a Tixa #8 A minha experiência como trabalhadora de caixa de hiperrmercado..

Olá pessoal!
Hoje venho falar de um assunto um pouco mais sério do que o habitual, venho partilhar convosco a minha experiência como caixa de um hipermercado... Como referi em post's anteriores não foi nada fácil arranjar emprego na minha área, não sendo pessoa de estar parada decidi entregar o meu currículo num hipermercado (prefiro não dizer o nome nem vale a pena o que se passa naquele passa-se em todos...).
Entrevistar feitas, sim tive uma primeira entrevista com um encarregado e depois com o dono do hipermercado, ligaram-me para me apresentar no dia seguinte. Desesperada por esta confinada a quatro paredes durante quase 24 horas fiquei toda feliz (se eu soubesse!).
Fizeram-me uma visita guiada às instalações, deram-me a farda e siga. Foi me dito que de manhã ficaria pela frutaria, a repor a mesma e a tirar a que não estivesse em condições.
Não vos consigo descrever o momento em que fiquei sozinha... congelei... não era aquilo que queria, não era ali que desejava estar, não era para aquilo que tinha estudado, que tinha sonhado... no meio deste turbilhão de sentimentos não me conseguia abstrair do barulho característico de um hipermercado. Respirei fundo e pensei "Calma Tixa é temporário!".
No período da tarde foi para a caixa, em meia hora estava a trabalhar sozinha, a senhora que me orientou disse-me que estava a ir muito bem e que normalmente não deixava alguém em aprendizagem sozinho após tão pouco tempo... Continuava sem reações, agradeci para não parecer mal educada, mas nada fazia sentido para mim, nada parecia real!
Ao longo do dia atendi imensas pessoas conhecidas que me elogiavam, confesso que não me lembro de metade, muitas vieram ter comigo depois e eu não me lembrava que as tinha atendido...
Para além de me sentir deslocada estava cheia de fome... esperava que me dissessem quando podia parar 5 minutos para comer as minhas bolachas.. 
Esperei uma hora, duas,  quatro, cinco... Até que passaram seis horas e o meu turno acabou, questionei de imediato qual seria a minha pausa para comer, "não podes, não há pausa" retorqui " então posso trazer uma barrita de cereais para comer?" ao que me responderam " não só podes trazer água e tem de vir assinada por alguém do balcão de atendimento"... 
O que??? Resumindo, entrei às 14 horas, sai às 20 (quando supostamente deveria sair às 19h mas... tive de fazer o fecho de caixa). Ou seja, seis horas sem comer! Às 19 horas a dor de estômago já era tão grande que tive de cerrar os dentes para tentar aliviar a mesma... 
Inadmissível! Por acaso não senti necessidade de ir à casa de banho, mas pelo ritmo de trabalho que tive se necessita-se de me ausentar não iria ser fácil...
Cheguei a casa e conversei com os meus pais sobre esta experiência, o meu pai foi firme na sua opinião "Amanhã chegas e dizes que não dá, vens embora e acabou!". A minha mãe estava perplexa " Pergunta se não podes mesmo parar", ela não queria acreditar em tão desumanidade.. 
No dia seguinte voltei a colocar a questão e a resposta foi a mesma, disse que assim seria impossível e vim embora! Muita pessoas disseram-me que tive azar com quem encontrei pelo caminho, outras tantas disseram que era mesmo assim que as coisas funcionavam...
Não consigo deixar de me rir, a vida é feita de ironias, recordo-me que quando era criança uma das minhas brincadeiras favoritas era a caixa de supermercado...
Decidi partilhar esta experiência convosco porque tirei bastantes ensinamentos da mesma, acreditem passei a olhar estes trabalhadores com outros olhos...
Se pudesse voltar a traz passaria de novo por esta experiência, acreditem foi uma grande aprendizagem... 

Sem comentários:

Enviar um comentário